Depois de investir em um imóvel alugado, você quer ter certeza que irá procurar um bom inquilino para alugar seu imóvel.
Ao criar uma lista de qualidades para procurar um locatário, você pode evitar despejos dispendiosos, falta de pagamento e possíveis danos à sua propriedade.
Por isso, criamos uma lista para você. Essas são 7 questões que você deve consultar ao procurar um bom inquilino.
Bom crédito
Em primeiro lugar, você deseja escolher um inquilino com bom crédito.
Ter uma pontuação de crédito alta indica que eles devem ser financeiramente responsáveis, para que você saiba que eles pagarão o aluguel a tempo.
Durante o processo de inscrição, execute uma verificação de crédito para verificar se eles estão como pagamento de suas contas em dia.
Renda
Para pagar o aluguel a tempo, um bom inquilino deve ter uma renda estável. Você pode verificar a renda solicitando cópias de seus recibos de pagamento.
Idealmente, a renda mensal de um locatário é aproximadamente três vezes a renda mensal.
No entanto, mesmo que a renda deles seja três vezes o aluguel, você deve considerar qualquer dívida que eles tenham.
Estabilidade
A estabilidade é um bom indicador para determinar se um inquilino será ou não confiável para efetuar pagamentos pontuais de aluguel e para ser um arrendatário de longo prazo.
Observando os históricos anteriores de aluguel e trabalho, você pode ver se o inquilino tem vida ou renda estáveis.
Mudar por várias vezes ou ser inconsistente com o emprego em um curto período de tempo pode levantar uma bandeira vermelha. Um bom inquilino tem uma vida estável.
Bom histórico de aluguel
O histórico de aluguel permite que você tenha uma ideia de se a pessoa fez um bom inquilino no passado.
Peça informações sobre de onde eles estão se mudando e por que eles estão se mudando.
Você também pode solicitar informações de contato para falar com pelo menos dois dos proprietários anteriores do inquilino.
Respeito
Uma das melhores maneiras de saber se um indivíduo é um bom inquilino é se é respeitoso.
Um bom inquilino não paga apenas o aluguel e outras contas em dia, mas também cuida de questões de manutenção que são de sua responsabilidade.
Se eles o respeitarem como proprietário, eles o alertarão se algo precisar de sua atenção.
Você pode indicar se eles são inquilinos respeitosos, perguntando a seus proprietários anteriores se e como eles cuidaram da propriedade.
Eles causaram danos? Houve queixas de vizinhos? Um inquilino que não seja respeitoso provavelmente tentará tirar vantagem de você fazendo pagamentos atrasados de aluguel, apresentando desculpas por danos ou simplesmente negligenciando a propriedade.
Você pode dizer se eles o respeitam pela profissionalidade deles quando entraram em contato com você em relação à propriedade.
Eles chegaram a tempo de visitar a propriedade? Eles foram úteis durante o processo de inscrição? Lembre-se de que um inquilino respeitoso brilhará no futuro como um bom inquilino.
Honestidade
Um bom inquilino é uma pessoa honesta que não mente sobre a renda, o status de emprego e os danos que ocorreram durante o tempo em que foi arrendatário.
Durante o processo de analise, teste a honestidade de um potencial candidato, verificando as informações em sua inscrição. Ligue para os proprietários anteriores e empregadores.
Limpeza
Ter seu dinheiro investido em um imóvel residencial significa que a manutenção é fundamental.
Um bom inquilino ajudará a proteger seu investimento cuidando da propriedade e mantendo-a limpa.
Quanto maior a bagunça feita durante o aluguel, mais você terá que lidar quando sair.
Ao procurar um bom inquilino e ter uma locação tranquila, consulte as leis e regulamentos relativos a inquilinos e proprietários.
Embora seja importante encontrar um bom inquilino, ele precisa ser feito de maneira não discriminatória.
Talvez você queira ler também sobre:
- 👉 Documentos para alugar um imóvel
- 👉 O que é um bom negócio imobiliário?
- 👉 Veja imóveis à venda na Maxi Imobi