Duvida entre comprar um imóvel novo ou usado?
Muitas pessoas têm dúvidas entre comprar um imóvel novo ou usado. A finalidade para a compra de um imóvel residencial é crucial quando se trata de decidir entre um em construção, pronto para a mudança (nova propriedade) ou um imóvel usado. Você pode comprá-lo para ocupação como usuário final, ou para fins de investimento, ou para mantê-lo como uma segunda casa.
Que fatores a considerar ao escolher entre imóveis em construção versus pronto para morar?
Para imóveis em construção, o comprador deve garantir que o desenvolvedor tenha feito todas as aprovações, que o projeto seja registrado na prefeitura e que esteja sendo feito conforme o plano de desenvolvimento.
Não deve haver estresse financeiro no projeto e o construtor deve ter um bom histórico e a capacidade de entregá-lo.
No caso de imóveis prontos para morar, o comprador deve garantir que todos os documentos e aprovações de propriedades estejam em vigor e não haja responsabilidade financeira no projeto.
As comodidades e utilitários prometidos pelo construtor devem estar em vigor e funcionais.
Ao comprar um imóvel usado, o comprador deve verificar a idade do imóvel, os custos de reparo (se houver) e os ônus relacionados à eletricidade, água, contas da sociedade etc.
👉 Veja imóveis à venda na Maxi Imobi
Quem deve comprar propriedades em construção?
Um investidor sempre investirá em um projeto com preço baixo e potencial de alta.
Durante a construção, os construtores começam com preços competitivos para atrair compradores.
À medida que o projeto amadurece em construção e ocupação, a demanda aumenta, levando a um aumento nos preços.
Quem deve comprar propriedades prontas para morar?
As pessoas que moram de aluguel podem achar desafiador gerenciar um financiamento e as despesas de aluguel ao mesmo tempo.
A situação pode se tornar mais complicada se a entrega do imóvel atrasar. Portanto, esses compradores devem preferir imóveis prontos para morar em vez de propriedades em construção.
“Os compradores iniciantes geralmente são usuários finais, que precisam de um lugar para morar e, portanto, preferem apartamentos prontos para morar, pois geralmente não planejam vender o imóvel por um longo tempo”.
Quem deve comprar um imóvel usado?
Os especialistas afirmam que os imóveis usados são uma proposta atraente para os compradores (investidores, iniciantes ou não) que pretendem ficar em um local bem estabelecido, enfatizam mais os serviços públicos disponíveis do que a valorização do preço, preferem renda garantida, etc., no caso de um cenário de mercado lento, o comprador pode tirar proveito de uma boa barganha com o vendedor.
Com a leitura desse artigo esperamos que você tenha acabado com a duvida entre comprar um imóvel novo ou usado.